empatia

entender alguém vai muito além das perguntas que a gente faz pra supostamente “entender”.

entender alguém é estar ali com a pessoa, seja fisicamente ou não. é a tal da empatia, algo que vai além do racional. empatia que é algo muito bem resumido nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1Evwgu369Jw que todo mundo deveria ver, e pensar sobre isso. a autora diz uma coisa muito interessante nesse vídeo que é: o que faz algo melhor é a conexão. e isso faz todo sentido. quanto maior a conexão, maior a empatia, maior o entendimento.

não são perguntas que nos fazem entender, são sentimentos. saber se colocar no lugar do outro, ver da perspectiva do outro, não querer comparar, não querer mostrar lado nenhum, é isso que faz duas pessoas se entenderem. é não saber o que dizer. é estar ali e não tentar disfarçar aquilo. é se permitir sentir com o outro. sentir a dor, a alegria, o medo, apenas sentir. pode parecer difícil, mas traz um resultado inesperado. você percebe que não está tão sozinho no mundo quanto pensava.

não se sente pressionado a explicar, não sente medo de falar, se sente confortável pra viver.

a empatia é definitivamente uma das melhores coisas que se pode experienciar. não sei nada teórico sobre isso (vou ler mais, e quem sabe eu divida isso) mas sei sobre sentir. é excepcional. não há nada que se compare, talvez apenas o amor. mas isso fica pra depois.

Esta entrada foi publicada em Amizades, Amores, Basicalidades e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *